Plano odontológico individual pode fornecer cobertura de aparelho ortodôntico e demais tratamentos estéticos
A saúde oral é um ponto que se deve ter muita atenção e cuidado, especialmente porque é pela saúde oral que podem ser evitados muitos outros problemas que comprometem a saúde como um todo. Nesse quesito, o mais indicado é que se tenha pelo menos duas consultas todos os anos com o especialista odontologista, a fim de que ele possa diagnosticar, cuidar, evitar e prevenir o surgimento dos mais diferentes tipos de patologias odontológicas.
Porém, nem todos têm condições financeiras de realizar o pagamento de diferentes tipos de procedimentos odontológicos que muitas vezes são necessários e podem apresentar um alto valor financeiro a ser empregado, sendo assim um excelente investimento que se tem à disposição é optar pela contratação de um plano odontológico individual, tendo em vista que, na maioria das vezes, esse tipo de plano apresenta um valor muito acessível e cobre uma variedade de procedimentos, inclusive a colocação de aparelho dentário, conforme a cobertura escolhida pelo contratante.
Quais áreas da odontologia são mais requisitadas para atendimento no plano odontológico individual?
Pelo fato da odontologia ser famosa como uma área de estudo da saúde oral muito ampla, é normal que se tenha a oferta dos mais diferentes tipos de tratamentos cobertos pelo plano odontológico individual, sendo assim, no que tange as áreas que apresentam uma grande e recorrente busca procura na odontologia são as seguintes:
Dentística
A dentística é conhecida como a principal área
da odontologia, tendo em vista que é pela dentística é
que se tem os primeiros atendimentos pelo plano odontológico individual, para que após a constatação
do problema dentário, o profissional odontologista cirurgião-geral, possa encaminhar o paciente para
um profissional odontologista que seja especializado na área em que se necessita atendimento
personalizado.
Ortodontia
A ortodontia é conhecida como a área da odontologia que apresenta um excelente número de pacientes, tendo em vista que ela é a responsável por promover o alinhamento dentário, de maneira muito eficiente e com excelentes resultados. Um ponto interessante de ser frisado é que cada vez mais novos plano odontológico individual estão contando e oferecendo aos pacientes, a contratação de um plano odontológico individual com colocação de aparelho dentário, a fim de que se tenha novos clientes que desejam investir em um sorriso mais bonito e alinhado.
Endodontia
A endodontia é a área odontológica responsável por fornecer aos pacientes, a contratação pelo plano odontológico individual do procedimento, popularmente chamado de tratamento de canal, o qual é fundamental para que se tenha um bom funcionamento da saúde bucal como um todo, visto que no tratamento de canal se tem a recuperação da polpa dentária que quando morta pode vir a provocar a queda dentária.
Estética
Outra área que apresenta uma demanda muito alta de atendimento no plano odontológico individual é a área da estética dental, haja vista que cada vez mais as pessoas buscam investir em um sorriso mais bonito, branco, alinhado e harmonioso, o que está ampliando o rol de serviços atendido pelo plano odontológico individual.
Implantodontia
Ter que fazer o uso de próteses móveis, para muitas pessoas pode ser um tremendo problema, tendo em vista que conforme o tipo de prótese móvel inserida na cavidade bucal, ela vem a trazer desconfortos que podem causar inclusive sangramento gengival. Sendo assim, há muitos plano odontológico individual e familiar que contam com a cobertura da oferta de procedimento de colocação de implantes dentários, a fim de promover aos contratantes do plano odontológico individual a opção de realizar a colocação de implante dentário e assim conquistar uma reabilitação oral de muito mais qualidade e segurança seja para falar, sorrir, mastigar ou respirar.
Periodontia
Outra área muito procurada quando se tem um plano odontológico individual, diz respeito a periodontia, a qual é a responsável por cuidar da saúde das gengivas e também dos ossos que acabam sustentando os dentes, para que isso seja possível o profissional responsável pelo atendimento faz raspagens, cirurgias e demais procedimentos ao redor do dente que foi afetado.
Com isso, o periodontista do plano odontológico individual auxilia na realização de diagnósticos e cuida da prevenção e do tratamento das doenças periodontais. Essa área é de extrema importância no plano odontológico individual, pelo fato de que o profissional consegue recuperar a saúde da gengiva e assim evita o desencadeamento de problemas muito mais complexos, como é o caso da perda de dentes.
Odontopediatria
Para que as crianças estejam sempre com a saúde bucal em dia, a odontologia conta com a oferta de profissionais odontopediatras para realizarem atendimentos específicos e diretos para o público infantil, tendo em vista que quando se fala em tratamento odontológico para crianças, é fundamental que se tenha profissionais especialistas na área, devido a inúmeros fatores que fazem com que se tenha um bom atendimento e tratamento odontológico infantil.
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial
A área de traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial quando procurada no plano odontológico individual, na maioria das vezes, é a responsável por diagnosticar lesões, traumatismos e anomalias que venham a comprometer a estrutura da boca, face e do sistema de mastigação como o maxilar, a mandíbula e a gengiva. Além disso, a área de traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial consegue realizar cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para a recuperação dos dentes, por se tratar de uma área mais complexa, vale a pena verificar com o responsável pela venda do plano odontológico individual, se realmente a área de traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial estão cobertas no plano odontológico individual.
Além desses âmbitos, há muitas outras áreas que são atendidas pelo plano odontológico individual, contudo, para que realmente seja possível fazer determinado tratamento, o qual é específico de uma área é muito essencial analisar quais as áreas que realmente são cobertas pelo plano odontológico individual, para que assim o investimento seja preciso e direto no que se pretende tratar a partir do uso do plano odontológico individual.
É possível colocar aparelho ortodôntico pelo plano odontológico individual: saiba como isso funciona!
Uma ótima funcionalidade que os plano odontológico individual estão mostrando aos usuários que escolhem pela sua contratação, diz respeito a colocação de aparelho dentário, coberto pelo plano odontológico individual, sendo uma ótima alternativa para aqueles que procuram tratar da saúde oral de forma eficiente e assim conquistar um sorriso muito mais alinhado, a partir da utilização de aparelho odontológico.
Para que isso seja possível, é muito essencial analisar diretamente com o plano odontológico individual se há realmente a cobertura de plano odontológico individual, tendo em vista que nem todos os plano odontológico individual fazem a oferta desse tipo de funcionalidade para os clientes. No que se indica ao aparelho ortodôntico que pode ser coberto pelo plano odontológico individual, ele é famoso como uma excelente ferramenta de trabalho da ortodontia, que é a área da odontologia que faz o estudo, prevenção e o procedimento dos problemas odontológicos que correspondem a problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, arcos dentários e da oclusão nos dentes presentes na cavidade dental.
Para ter um tratamento eficiente, é muito essencial que se tenha a atuação de um odontologista que seja especializado em ortodontia, tendo em vista que essa é a área responsável por tratar desse tipo de problema dentário com precisão e garantia. O aparelho ortodôntico que faz parte do rol de trabalhos do plano odontológico individual é famoso por ser um tipo de dispositivo usado pelos especialistas ortodontistas com o foco de fazer com que os dentes dos pacientes fiquem alinhados perfeitamente a fim de que se tenha um restabelecimento da arcada dentária.
Principalmente quando os dentes encontram-se em situação de má formação, a partir de um procedimento pontual, disciplinado e com cuidados específicos é possível ter uma excelente correção da posição das dentições para fins estéticos e também funcionais, a partir do investimento no plano odontológico individual que cobre aparelhos ortodônticos.
Afinal de contas, o que é considerado um plano odontológico individual?
O plano odontológico individual é uma categoria de plano que é oferecido por muitas empresas de planos e convênios, além de seguradoras que são os locais mais recomendados para ofertarem esse tipo de plano. No que diz respeito aos trabalhos do plano odontológico individual, eles são diversificados e podem englobar desde a realização de consultas, cirurgias, tratamentos, exames laboratoriais e de radiografia, entre outros, sendo que o que vai impactar na oferta de serviços é a cobertura escolhida pelo paciente que vai fazer uso do plano odontológico individual.
Dessa forma, para que a escolha seja realizada de forma pontual, é muito importante que o interessado no plano odontológico individual tenha cuidado e atenção com as seguintes questões:
-
Formas de pagamento: Como será feito pagamento do plano odontológico individual é um fator de extrema importância, isso porque conforme o tipo de cobertura escolhida na contratação do plano odontológico individual é possível ter valores mais altos ou mais baixos no que corresponde a forma de pagamento do plano. Desse modo, é extremamente importante verificar junto ao vendedor como são as formas de pagamento do plano, os valores e os prazos para que o plano odontológico individual seja pago;
-
Cobertura diversificada: A cobertura é um ponto essencial que deve se ter atenção, isso porque é na cobertura que está elencado todo o rol de procedimentos que são cobertos pelo plano odontológico individual, sendo assim é muito importante que o interessado no plano odontológico individual converse francamente com o profissional responsável pela venda do plano, para que o mesmo possa tirar todas as dúvidas e indicar a melhor modalidade do plano odontológico individual, a fim de evitar que se tenha frustrações na hora de utilizar o plano odontológico individual;
-
Rede credenciada: O acesso à rede credenciada de clínicas, consultórios e também profissionais deve ser um importante ponto de atenção, principalmente pelo fato de que a partir da rede credenciada é que se tem acesso ao tratamento ou consulta odontológica, visto que é a rede credenciada que possui os profissionais e clínicas mais indicadas conforme a necessidade de tratamento dentário. É muito comum que a rede credenciada esteja presente nos mais diferentes endereços, tendo em vista que os problemas dentários podem vir a acontecer de maneira espontânea e muito rápida, o que pode fazer com que se tenha a necessidade de acionar o plano odontológico individual no meio de uma viagem, por exemplo;
-
Prazos de carência: O prazo de carência está intrinsecamente ligado com a cobertura diversificada do plano, isso porque a partir dos prazos de carência é que se tem uma estimativa pontual dos tipos de procedimentos que podem ser realizados conforme o passar de um determinado tempo, tendo em vista que nem todos os tipos de procedimentos apresentam um prazo mais acelerado, ou seja, é necessário esperar em alguns casos, até 180 dias para que seja possível fazer uso de determinado tratamento coberto pelo plano odontológico individual. Com isso, o ideal é que se tem algum anseio da realização de um procedimento pontual, seja revista a possibilidade do investimento ou não no plano odontológico individual;
-
Prazos, normas de uso e demais especificidades do plano: Assim como todo o tipo de plano e convênio, seja da área da saúde médica ou odontológica, necessita de um cuidado maior na hora de assinar o contrato, com o plano odontológico individual isso não é diferente, visto que ele apresenta especificações detalhadas as quais podem fazer muita diferença na hora de fazer uso do plano odontológico individual, como, por exemplo, prazos de carência, prazo de validade do plano, condições de pagamento, reembolso, cancelamento do plano, entre outros pontos.
Esses pontos de importância que se deve ter na hora de contratar um plano odontológico individual são de extrema essencialidade para que, o plano escolhido venha de encontro com a necessidade que se pretende ter com o plano odontológico individual, sendo muito essencial que se tenha a ciência que esse tipo de plano, oferece atendimento somente para uma pessoa, ou seja, não é possível que mais de uma pessoa possa a vir utilizar o plano odontológico individual.
Quais os principais modalidades de aparelhos ortodônticos que fazem parte da cobertura do plano odontológico individual?
Para que seja viável ter uma ótima reabilitação
bucal a partir do alinhamento dentário realizado por
um profissional ortodontista que faz parte do plano odontológico individual, é muito fundamental que
o plano conte com uma cobertura diversificada a respeito dos tipos de aparelhos que fazem parte da
cobertura do plano odontológico individual, visto que grande parte dos plano odontológico individual
contam com a cobertura de aparelhos como:
-
Aparelho do tipo fixo metálico: Esse tipo de aparelho é um dos modelos mais antigos e conhecidos pela população, principalmente pelo fato de que ele traz um aspecto de sorriso metálico. Nesse tipo de modelo de aparelho coberto por grande parte dos plano odontológico individual, a correção é feita de maneira direta nos dentes e não no osso, como é o caso dos aparelhos ortopédicos, por exemplo, sendo que essa força mecânica é a que movimenta os dentes, o aparelho e assim coloca os dentes no lugar correto;
-
Aparelho do tipo móvel: O aparelho ortopédico, que é o aparelho móvel, é muito indicado para ser utilizado em crianças que tenham até 12 anos de idade, tendo em vista que a função principal do aparelho móvel é a de realizar alterações na estrutura óssea dos pacientes, visto que quando se opta pelo investimento no plano odontológico individual ainda criança, é possível ter uma correção com muito mais precisão, tendo em vista que a arcada dentária ainda encontra-se em formação. Esse tipo de aparelho por ser móvel, requer que a criança e os responsáveis tenham disciplina quanto ao modo de uso do aparelho, isso porque é necessário que ele seja retirado somente para refeições, a fim de que se tenha sucesso na execução do tratamento com aparelho móvel para crianças que contam com o plano odontológico individual;
-
Aparelho do tipo fixo estéticos: Com o avançar do tempo, a tecnologia e a modernidade, revolucionaram o modo de se ter a cobertura de aparelho dentário por meio do plano odontológico individual, sendo que nessa evolução os aparelhos foram transformados e assim conquistam aqueles que procuram alinhar os dentes, mas que preferem um sorriso mais discreto e não chamativo como é o caso do aparelho dentário fixo.
Para que seja possível ter um aparelho do tipo fixo estético, o plano odontológico individual é capaz de fornecer dois tipos diferentes de aparelhos, que é o aparelho ortodôntico fixo de porcelana, o qual caracteriza-se por ser um aparelho que tem bráquetes de porcelana os quais imitam um aspecto leitoso e opaco, sendo ideal para quem busca por discrição na hora de investir em tratamento coberto pelo plano odontológico individual.
Além do aparelho fixo de porcelana, outro tipo de aparelho ortodôntico coberto pelo plano odontológico individual é o aparelho de safira o qual é produzido a partir de uma porcelana monocristalina, a qual dá ao bráquete um aspecto muito transparente, o qual se confunde facilmente com o dente, sendo ainda mais indicado para aqueles que não querem que as demais pessoas percebam que se está utilizando aparelho ortodôntico nos dentes. Vale ressaltar que os dois tipos de aparelhos fixos estéticos cobertos pelo plano odontológico individual não mancham, ou seja, apenas o que pode mudar de cor são as borrachas aderidas nos bráquetes.
Esse ótimo benefício de contar com a oferta de mais de um tipo de aparelho ortodôntico, faz com que cada vez mais indivíduos escolham por escolher um plano odontológico individual, a fim de promover um alinhamento dentário de maneira muito mais econômica e com excelentes resultados.
Além do aparelho ortodôntico, quais as outras modalidades de procedimentos estéticos são possíveis de serem feitos pelo plano odontológico individual?
Para que se tenha dentes perfeitos é muito
essencial recorrer ao auxílio de clínicas e consultórios
de odontologistas, a fim de que eles possam recomendar as melhores modalidades de tratamentos para
deixar o sorriso ainda mais bonito, nesse quesito muitos dos plano odontológico individual, contam
com a cobertura de tratamentos estéticos que vão além do aparelho dentário, como, por exemplo:
-
Clareamento dental: O clareamento dental é um procedimento muito queridinho entre aqueles que procuram por um sorriso bonito, isso porque a partir do uso de gel clareador o odontologista conveniado no plano odontológico individual que cobre clareamento dental, indica ao paciente como deve ser feita a aplicação do gel e assim se tem dentes muito mais bonitos e brancos;
-
Implantes dentários: Nos casos mais avançados de atuação do plano odontológico individual, é possível encontrar a oferta da contratação de implantes dentários, os quais podem ser cobertos de maneira integral ou parcial pelo plano odontológico individual, conforme o tipo de cobertura que é contratada pelo usuário;
-
Restaurações dentárias: As restaurações fazem parte do principal tipo de cobertura oferecida pelo plano odontológico individual, tendo em vista que a restauração dentária do plano odontológico individual, tem como função principal restaurar a função, integridade e morfologia da estrutura do dente que está faltando um pedaço em decorrência de problemas como cáries, quedas, ou fraturas dentárias;
-
Bichectomia: Do mesmo modo que é possível realizar a colocação de implantes dentários, há casos de cobertura muito ampla do plano odontológico individual a qual oferece a possibilidade de realização do procedimento de bichectomia, a qual elimina o tecido gorduroso que está localizado nas bochechas, a fim de promover um contorno muito mais fino e alongado para o rosto. Esse tipo de procedimento que pode ser coberto pelo plano odontológico individual é amplamente procurado por aqueles que incomodam-se com o tamanho das bochechas e assim procuram soluções para que o aspecto das mesmas seja diminuído.
Para que seja possível ter um ótimo investimento na contratação do plano odontológico individual, é extremamente fundamental que se tenha uma análise muito ampla do que é fornecido no plano, as maneiras de pagamento, benefícios e desvantagens, tipos de cobertura, possibilidade de atendimento em diferentes regiões e assim por diante, principalmente pelo fato de que esses pontos são os mais essenciais e responsáveis para que o investimento no plano odontológico individual, realmente seja muito proveitoso e consiga-se ter um acompanhamento frequente com o profissional odontologista, ultrapassando o indicado de duas consultas anuais a qual é recomendada pela Organização Mundial da Saúde.